Como criar um orçamento doméstico usando papel e caneta

Economia, todos querem fazer mais nem todos sabem fazê-la.
Aqui você vai aprender a economizar dinheiro em seu dia a dia aprendendo a fazer um orçamento doméstico.
Muitos acham que é impossível de acontecer, mais não é não e vamos mostrar que é possível sim economizar.
Vamos nessa?

Pra começar vou mostrar aqui como criar um orçamento doméstico usando papel e caneta caso você não tenha uma planilha.

1º – Devemos ter uma noção de quanto gastamos em cada área de nossa vida.

Por exemplo, quanto você acredita que gasta com:

  • Habitação
  • Transporte
  • Faculdade
  • Laser
  • Automóvel
  • Alimentação

Esses acima são apenas alguns exemplos, podem se encaixar em sua vida, mas com certeza não se resumem a esses. Anote todos os valores, separando por grupos como citado acima. Esse passo é importante, pois registrando os valores separados por categoria você começa a ter uma noção do que ocorre em sua vida.

2º – Devemos saber exatamente quanto ganhamos, essa tarefa parece ser mais simples, mas esconde algumas armadilhas, por exemplo você recebe o seu contracheque e nele vem o valor de 2.500,00 reais, mas esse não é o valor liquido que você recebe, existe ainda os descontos. Cuidado para não ser enganado por um valor que não recebe na prática, conte somente com o que de fato recebe, no caso o valor líquido.

3º – Junte todos os valores, mais ou menos como mostra a figura abaixo.

orçamento-pessoal

A imagem acima foi extraída da planilha de Orçamento Pessoal e Familiar, disponível aqui.

Essa foi a parte fácil do trabalho, daqui em diante é que fica mais complexo, mas é extremamente necessário que você realize o próximo passo, pois é ele que de fato garante um resultado do que fizemos até aqui.

4º – Analise periodicamente se o que você planejou no passo 1, ou seja, se o que você anotou corresponde a sua realidade, isso é feito somando por exemplo tudo que você gastou com alimentação, se seus gastos estão abaixo do que você anotou, então você conseguiu se manter dentro do que estipulou, se gastou a mais, significa que suas idéias de quanto gasta está incorreta, e você deve revisar esse grupo.

Para ilustrar trago mais uma imagem da Planilha de Orçamento Pessoal e Familiar abaixo. Esse modelo é o que considero mais adequado para uma analise, faça parecido usando papel e caneta.

comparando-orçamento
Orçamento Pessoal.

De um lado coloque quanto você orçou, e na outra coluna quanto realmente gastou. A planilha faz isso automaticamente , mas manualmente pode ser feito também.

5º – Acompanhe os resultados.
O acompanhamento de quanto se gasta deve ser periódico, o período quem define é você, pode ser semanal que é o mais indicado, mensal ou semestral, o importante é que você se mantenha gastando menos do que ganha, assim poderá aproveitar as oportunidades que surgirem, sejam investimentos, viagens, cursos ou simplesmente tendo uma vida mais tranquila.

Para facilitar o trabalho escolha uma planilha de controle financeiro pessoal,para facilitar o orçamento doméstico,  para que você possa alimentá-la  com seus gastos diários e mensais, suas contas a pagar e suas receitas.
Com essa informação você vai saber onde esta gastando mais ou onde esta devendo mais, se esta no vermelho ou não, você terá o controle de todo dinheiro que entra e todo dinheiro que sai.

Deseja conhecer a Planilha de Orçamento Pessoal e Familiar? Então clique aqui.

Espero que esta dica valiosa sirva pra você, e que suas finanças saiam do vermelho o mais rápido possível.
Até mais e Deus abençoe.

Continue lendo em nosso blog

Excel
Gledson Leitão

Automatização Inteligente: Contrate um Desenvolvedor Excel para seu Próximo Projeto!

. Automação Inteligente: Contrate um Desenvolvedor Excel para seu Próximo Projeto! Conheça a Automação por Meio de Planilhas Excel O uso de planilhas de Excel e suas práticas intuitivas de controle de dados tem sido amplamente usado para conduzir processos empresariais importantes. As planilhas de Excel permitem que os usuários criem operações totalmente automatizadas, incluindo

Leia mais »
Excel
Gledson Leitão

Como proteger uma planilha Microsoft Excel usando senha

Como Proteger uma Planilha Microsoft Excel Usando Senha O Microsoft Excel é uma das ferramentas de produtividade mais usadas no mundo, disponível tanto em empresas quanto em casas. Sua utilização abrangente e versátil permite a manipulação de grandes volumes de dados, análises financeiras, programação de atividades, e muito mais. No entanto, essas vantagens vêm acompanhadas

Leia mais »

Compartilhe com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima