Publicado em

Inovar Podcast 08 – Criando um orçamento e controlando as despesas

Reproduzir

Inovar Podcast 08 – Criando um orçamento e controlando as despesas.

Sejam bem vindos ou bem vindas ao Inovar Podcast, um podcast que tem como maior objetivo o seu bem estar financeiro, aliás, o nosso bem estar financeiro.

Hoje falaremos dê: Criar um orçamento e controlar as finanças.

  • Vou conceituar o que é orçamento.
  • Vou trazer dicas para criar e manter o seu orçamento em dia.
  • Vou falar o que um orçamento financeiro pessoal tem que ter para ser um orçamento eficiente.
  • Vou trazer dicas para implantar um orçamento para a família.
  1. O que é orçamento pessoal?

Simplesmente um plano para ajudar a determinar e controlar os gastos e ganhos, verificando onde eles podem ser cortados ou diminuídos. O objetivo final é sobrar dinheiro e controlar como andam as coisas.

O orçamento pode ser usado para planejar uma compra especifica, e é comumente usado para verificar se podemos ou não realizar algo.

Alguns especialistas e educadores financeiros defendem que o orçamento e o planejamento financeiro deve ser constante, já outros defendem que ele deve ser esporádico.

Eu por exemplo realizo o meu planejamento de forma permanente, mas daqui a algum tempo pretendo deixa-lo esporádico.

Como elaborar um planejamento financeiro.

O primeiro passo é o registro de tudo, mas tudo mesmo. Dinheiro que entra e principalmente o que saí, aviso logo que essa tarefa não é fácil e no começo muita coisa fica sem ser registrada por esquecimento.

Se você é casado ou casada ou mais de uma pessoa gasta do seu dinheiro, essa tarefa fica ainda mais complicada e nessa hora o dialogo e parceria são grandes aliados.

Alias, se quer implantar um orçamento e consequentemente um planejamento financeiro a primeira coisa a ser feita é identificar quem fará parte deste planejamento, pois somente cortar gastos pode não resolver o problema do dinheiro e ainda criar outros problemas e desentendimentos.

Reúna os envolvidos e converse explicando o que pretende e como pretende fazer para registrar todos os gastos e ganhos. Nesta fase recomendo que seja transparente informando que depois do raios X Financeiro poderá ocorrer mudança nos hábitos de consumo.

Para a tarefa de registro dos gastos recomendo uma coisa bem simples, que qualquer um pode realizar. Anote em uma folha a data, a descrição, o valor e a forma de pagamento, não esqueça da forma de pagamento e descrição. Mais adiante falarei o porque essas informações são importantes.

Para lhe ajudar nesta parte da empreitada deixo um link em meu site onde você pode baixar e imprimir um modelo pra registro de gastos. É assim que registro os dados do meu consumo.

Visite o meu site, inovar.net e procure pela transcrição deste podcast, essa é a edição número 8, Orçamento e controle financeiro.

Vamos recapitular..

Você já conversou com as pessoas que usam do dinheiro que será administrado através do orçamento e explicou seus objetivos,e  não esqueça de ouvi-los também.

Registrou todos os gastos e ganhos naquela folhinha que eu indiquei.

Então chegou a hora do próximo passo, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Até agora você apenas juntou dados que soltos não dizem quase nada, precisamos agora organizar os dados para que possam ser lidos e interpretados de forma simples, organizada e que lhe mostre exatamente para onde vai seu dinheiro.

Um orçamento tem que lhe dar as seguintes informações.

  • Quanto ganhei.
  • Quanto gastei.
  • Onde gastei.

Bom essa parte do onde gastei é de imensa importância, pois analisando para onde foi o dinheiro é que podemos decidir se foi bem ou se foi mal gasto.

Agora eu vou fazer o meu comercialzinho, apresentando a planilha em excel que eu mesmo desenvolvi e uso a uns 4 anos, mas você deve usar a ferramenta que desejar. existem aplicativos para celular, programas para computador entre outros.

Eu escolhi criar  e usar uma planilha em excel para que ela atenda as minhas necessidades de forma personalizada, nela coloquei gráficos, orçamentos por categorias, simplifiquei ao máximo e não cinto falta de nada e quem a tem não reclama.

Você pode ter mais detalhes sobre essa planilha no meu site. Inovar.net

Eu faço da seguinte forma: Pego a folhinha com os dados que anotei, abro a planilha e registro em um único local as seguintes informações.

Data, Categoria, Subcategoria, Descrição e o valor. E se a compra foi no cartão escolho qual o cartão usado. É só isso, não faço mais nada. A parte chata que é agrupar e organizar os gastos por categoria, subcategoria, mês, ano, criar gráficos, somar os valores, tudo é automático, só me resta ler as informações organizadas e analisar como anda as minhas finanças.

Basicamente é essa a função do orçamento. Me dar as informações que preciso para que eu realize o planejamento financeiro.

No começo como eu mencionei antes, você vai esquecer de anotar, vai dar preguiça de registrar. Mas se você persistir não irá se arrepender.

Quando analisar os gastos ao final de um mês você irá se surpreender e pensar. – Eu não gastei tanto assim com isso não!

Você chegará a pensar que registrou algo errado. Mas a verdade é que gastamos sem nem perceber. E se tiver alguma dúvida verifique nas descrições dos gastos e você vai se lembrando em que gastou. É por isso que recomendo que se registre a descrição do gasto, pois no futuro você não vai lembrar com o que gastou, mas que gastou, gastou!

Reúna a família novamente, abra a planilha ou a ferramenta que estiver utilizando e analise em conjunto com eles as informações apresentadas, decidindo onde, e em quê reduzir ou mesmo cortar os gastos.

Tente não acusar ninguém de gastador, mas mostre que algo pode ser feito para reduzir e melhorar a saúde financeira.

Se perceber que alguém anda exagerando nos lanches fora de casa por exemplo, tente achar alternativa mais baratas para substituir o gasto. O mais importante nesse momento é criar uma consciência de que o dinheiro é limitado, e que cada um pode cooperar para melhorar a situação.

Se você ainda não ouviu recomendo ouvir a edição número 7 do inovar podcast onde falo sobre classificar gastos para escolher quais reduzir ou mesmo cortar.

 PUBLICIDADE

Conheça a planilha de controle financeiro pessoal, Clique aqui.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostou deste podcsat? Aproveite e comente, seu comentário é muito importante para mim.

 COMENTADOS NO PODCAST.

Planilha de controle financeiro pessoal. Clique aqui.

Modelo de planilha para Apontamento de despesas. Apontamento de despesas (1).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *