Publicado em

Como criar um podcast sem gastar nada

Gosta de podcasts? quer ter o seu mas não deseja gastar nada? Esse post é exatamente o que você precisa. Confira!

Eu irei indicar o uso de equipamentos que provavelmente você já possui, então vamos lá.

Você irá precisar dê:
Um celular
Um computador
Conexão com internet

Mãos a obra.
Usando o celular grave o seu podcast, recomendo que use um fone de ouvido com microfone acoplado, o ideal é o usar o que vem junto com o aparelho.

Após o termino da gravação transfira o arquivo gerado para o seu computador, nessa fase vamos começar a edição do áudio.

Instale em seu computador o software Audacity (clique aqui para baixar e instalar em seu computador), ele é gratuito e com muitas opções, muitos podcasts “profissionais” o usa para edição de seus programas.

Esse artigo não visa ensinar o uso do Audacity, mas deixo o link de uma pesquisa do youtube com muitas aulas sobre edição de áudio usando o Audacity. (Clique aqui para visitar o youtube com as aulas gratuitas).

Durante a edição do áudio de seu podcast você pode ter a necessidade de colocar músicas de fundo ou mesmo efeitos em áudio, se esse for o seu caso recomendo visitar a biblioteca de áudio do youtube, lá você encontrará várias músicas livres que podem ser usadas em seu projeto sem custo algum. (Clique aqui para visitar a biblioteca) Eu mesmo já usei e uso várias músicas disponíveis lá.

Hospedando e disponibilizando seu podcast.
Bem, agora acredito que seu podcast já está pronto, basta apenas disponibiliza-lo, vou recomendar um site (mas não uso ele) onde você pode guardar seus arquivos.
Importante: Guarde uma cópia de todos os seu podcasts, isso garante que seu trabalho está seguro caso algo dê errado com a hospedagem dos arquivos.

Vou indicar o podcast garden, ele se descreve da seguinte forma:
“No nosso site, qualquer um pode publicar o seu próprio podcast, que pode ser visto no iTunes armazenamento absolutamente livre. Por que pagar uma taxa mensal, se você pode ter um podcast LIVRE? Este serviço gratuito vai certamente ajudar a melhorar o seu negócio. Um podcast pode ajudar djs, igrejas, empresários e qualquer pessoa que tenha interesse em criar um podcast. Comece um podcast diário, semanal ou mensal hoje!”

Me parece ser um serviço bem bacana e simples de usar, ele possui player para seus episódios e cria um mini site para seu podcast. Outro recurso interessante é que ele pode ser visto no iTunes como eles mesmos se descrevem.

Vou colocar abaixo um áudio que criei usando o celular para gravar e o software Audacity para editar.

Deixe seu comentário abaixo informando o que achou desse artigo.
Se tiver alguma dúvida visite o meu fórum www.inovar.net/forum.

4 comentários sobre “Como criar um podcast sem gastar nada

  1. Oi! Parabéns pelo site. Muito bom. 🙂
    Quero produzir podcasts, porém vender por assinatura. Conhece alguma plataforma onde eu possa hospedá-los de forma fechada dando acesso somente aos assinantes?

    Obrigada e parabéns mais uma vez!

    Evelyn

    1. Já vi no próprio PowerPress um recurso assim, mas nunca testei para ver como funciona.

  2. Obrigada!

    1. Eu que agradeço sua visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *